ENGLISH PORTUGUÊS
FESTIVAL DE ARTE DIGITAL 2016
Conheça Ryoji Ikeda, o multimídia da arte e da matemática
PUBLICADO EM 21 jun 2016

the transfinite

O artista multimídia japonês Ryoji Ikeda radicado em Paris, França, define sua música como “um som de alta frequência no qual o ouvinte apenas se torna consciente dele após o seu desaparecimento”. Em outras palavras, suas performances audiovisuais consistem numa experiência imersiva que se realiza por meio de padrões matemáticos dentro do universo tecnológico digital.

Ikeda é conhecido internacionalmente por explorar a fusão audiovisual em suas performances, como  na obra “The Transfinite” apresentada no Park Avenue em Nova York, onde o artista criou um ambiente de sons e imagens, convertendo as frequências das antenas de televisão e wi-fi em projeções audiovisuais sincronizadas. Sucesso de crítica e público, o jornal The New York Times definiu sua obra como “…uma viagem espetacular e divertida…The Transfinite é definitivamente algo para ver e experimentar. Espetáculo Sublime.”

Assista abaixo o “The Transfinite” por Ryoji Ikeda no Park Avenue, Nova York:  

No Brasil, Ikeda se apresentou no Rio de Janeiro através do projeto OIR (Outras Idéias para o Rio de Janeiro) com a obra “The Radar”. O Radar promoveu um espetáculo audiovisual noturno na Praia do Diabo, no Arpoador, onde a própria praia serviu de tela para as imagens projetadas na areia e no mar, através de um sistema de projeção instalado a 15 metros de altura.

Assista abaixo “O Radar” por Ryoji Ikeda na Praia do Diabo – Arpoador, Rio de Janeiro:                                                                                                                       

Ryoji Ikeda já apresentou suas obras, performances e instalações por várias partes do mundo como no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, Museu de Arte de Singapura, Hamburger Bahnhof – Museum für Gegenwart, Elektra Festival Montreal, Sónar de Barcelona, Palazzo Grassi de Veneza, Park Avenue Armory de Nova York, Whitechapel Gallery de Londres, Somerset House de Londres, Museo de Arte de Bogotá, DHC / Art Montreal, Festival d’Automne Paris, Carriageworks Sydney, Auckland Triennial – Nova Zelândia, MONA Museum Hobart – Tasmânia, Fundação Telefônica Madrid, Kyoto Experiment Festival no Japão, entre outros.

Ikeda conquistou ainda o Prêmio Golden Nica (2001) e o prêmio Prix Ars Electronica Collide @ CERN (2014)

Tudo sobre Ryoji Ikeda:
http://www.ryojiikeda.com

Por Denise Lara

LOCAIS
ARTISTAS

EDIÇÕES
BLOG
Veja as fotos do SP_Urban 2016
SP_Urban Digital Festival espalha arte digital pela cidade
Saiu o resultado da convocatória 2016!
VER POSTAGENS ANTERIORES

PATROCÍNIO
CURADORIA E PRODUÇÃO
APOIO
REALIZAÇÃO
Escreva para o SP URBAN
NOTÍCIAS POR E-MAIL
2017 — SP URBAN DIGITAL FESTIVAL