ENGLISH PORTUGUÊS
FESTIVAL DE ARTE DIGITAL 2016
Festival Visual Brasil 2016
PUBLICADO EM 06 jul 2016

O SP Urban bateu um papo com o Festival VISUAL BRASIL para saber um pouco mais do que vai rolar na décima quarta edição do evento que acontece entre os dias 15 e 16 de julho no Punt Multimedia localizado no Parc de l’Espanya Industrial, em Barcelona.

A programação caprichada deste ano apresenta mais de 40 artistas, entre eles europeus e sul-americanos. Em destaque, estão os artistas brasileiros: DJ Ágatha Barbosa (Cigarra) do coletivo VOODOOHOP, os carismáticos Venga, Venga com seu show performático e o Dj Zócrulos que mora aqui em Barcelona e já participou de outras edições do Festival. Entre os artistas visuais que marcam presença no Festival estão os VJs: Vinicius Luz (Vjzaria), Vigas, o projeto Jardim Eléctrico e o curador do Visual Brasil, VJ Eletroiman. Os argentinos também comparecem em peso por lá como o DJ Barrio Lindo, VJ Ailaviu, VJ Froch dnd, VJ Ovideo e VJ Jonatan Magario do coletivo ZZK Records.

Para conhecer mais sobre cada artistas clique aqui.

O Visual Brasil apresenta uma novidade este ano, o palco Dub, fruto da idéia do Dj Sonoro Dub, também conhecido como Bruno Lima, parceiro do VB e responsável pela coordenação técnica de aúdio do festival. Eletroiman diz “Com dois palcos ao ar livre, podemos aproveitar melhor o espaço do Parc de l’Espanya Industrial e criar diferentes ambientes. A idéia de ampliar a programação do festival tem como objetivo gerar uma opção a mais para o público, que este ano tem que escolher entre três palcos, o Escenario Visual Brasil que tem uma programação de Global Bass, o Escenario DUB e o Espaço TK Lab, que é um local de experimentação, com projetos de instalações, mapping e live AV. Este espaço é resultado de um grupo de estudos que desenvolvemos dentro do coletivo Telenoika, que faço parte”.

Também conversamos com VJ Vinicius Luz que nos contou sobre sua performance no Visual Brasil. Luz descreve “Este ano vou usar muitos gráficos geométricos renderizados em 360 pra controlar o VR Live por Quartz e a distorção da câmera 360 do Blendy Dome VJ como recurso estético. Também usarei gráficos paramétricos e alguns gráficos generativos 2D, talvez use alguns videoshoots aéreos de lugares que estive com 3D tracking. O que sei é que esse será o set mais diferente que farei no Visual Brasil” garante o VJ.

Eletroiman finaliza “O Visual Brasil se destaca pelo formato inovador e pela qualidade artística dos projetos apresentados e nosso objetivo é poder levar esta experiência ao contexto brasileiro, estamos tentando criar colaborações com coletivos e iniciativas no Brasil para no próximo ano realizar uma edição do festival em terras tupinambás.” O SP_Urban Digital Festival já está com os dedinhos cruzados.

Assista aqui a útlima edição do Festival Visual Brasil 2015

Todas infos sobre o Visual Brasil 2016 através do link: http://festivalvisualbrasil.com/

Flyer Virtual

Por Denise Lara, colaboração VJ Eletroiman (Visual Brasil) e VJ Vinicius Luz (Vjzaria).

LOCAIS
ARTISTAS

EDIÇÕES
BLOG
Veja as fotos do SP_Urban 2016
SP_Urban Digital Festival espalha arte digital pela cidade
Saiu o resultado da convocatória 2016!
VER POSTAGENS ANTERIORES

PATROCÍNIO
CURADORIA E PRODUÇÃO
APOIO
REALIZAÇÃO
Escreva para o SP URBAN
NOTÍCIAS POR E-MAIL
2017 — SP URBAN DIGITAL FESTIVAL