ENGLISH PORTUGUÊS
FESTIVAL DE ARTE DIGITAL 2016
MUTEK – Festival Internacional de Criatividade Digital e Música Eletrônica
PUBLICADO EM 18 jun 2016
Nonotak no Mutek 2016

Nonotak no Mutek 2016 – foto: reprodução

O Festival Internacional MUTEK chegou em sua 17ª edição durante este mês de junho, promovendo a cultura digital através das artes visuais e da música eletrônica. Segundo o Thump, canal de música eletrônica e cultura da VICE, o festival é um dos eventos de música eletrônica mais admirados em todo mundo. Com uma programação recheada de atividades como workshops, exposições, conferências, performances, lives e VR – realidade virtual, o evento acontece durante 5 dias e noites, na cidade de Montreal, Canadá. O festival atrai participantes do mundo inteiro, reunindo artistas de renome e novos nomes da arte digital, além de palestrantes e profissionais do meio.

Nesta última edição, que terminou há pouco, destacamos o show audiovisual da dupla franco-japonesa Nonotak. Eles apresentaram a performance “Shiro”, de sonoridade quebrada (flertam com breakbeats e breakcore) e glitchy munida de projeção mapeada num cenário multi telas.

Assista abaixo:

Este novo show do Nonotak foi bem diferente do que a dupla apresentou no Brasil, em sua estreia em terras tupiniquins, dentro do festival Multiplicidade, no Rio de Janeiro, em Novembro de 2014. Nesta ocasião, Noemi Schipfer e Takami Nakamoto mostraram a performance “Late Speculation”, numa cabine triangular construída a partir de feixes de luz, onde a dupla constrói e desconstrói sons e imagens geométricas.

De volta ao Mutek, as atividades acontecem no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Montreal e em clubs espalhados pelo centro da cidade. Já passaram pelo festival mais de 100 artistas, palestrantes e profissionais do meio da arte digital. Entre eles, o músico e produtor brasileiro Nego Moçambique que se apresentou em 2009 ao lado de Vicente Sanfuentes, o Original Hamster, figura prolífica da cena eletrônica chilena.

O MUTEK conecta a comunidade local com os grandes nomes internacionais do circuito artístico apresentando novas experiências e criando uma proximidade entre a arte, o público e os artistas envolvidos. O projeto conta com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia e com a colaboração do Red Bull Music Academy, SHAPE, Resident Advisor e Bloc.

Confira tudo que já rolou sobre o Festival MUTEK clicando aqui.

Por Denise Lara e Nathalia Birkholz 

LOCAIS
ARTISTAS

EDIÇÕES
BLOG
Veja as fotos do SP_Urban 2016
SP_Urban Digital Festival espalha arte digital pela cidade
Saiu o resultado da convocatória 2016!
VER POSTAGENS ANTERIORES

PATROCÍNIO
CURADORIA E PRODUÇÃO
APOIO
REALIZAÇÃO
Escreva para o SP URBAN
NOTÍCIAS POR E-MAIL
2017 — SP URBAN DIGITAL FESTIVAL