ENGLISH PORTUGUÊS
FESTIVAL DE ARTE DIGITAL 2016
SP_Urban Digital Festival espalha arte digital pela cidade
PUBLICADO EM 01 dez 2016

O festival de new media encerra sua 4ª edição em Novembro e Dezembro na Avenida Paulista. Em Setembro, o SP_Urban aconteceu no Mirante 9 de Julho e Auditório Ibirapuera. Em Outubro, na Cinemateca Brasileira.

sp_urban_balance_paulista

SP_Urban na Galeria de Arte Digital – SESI SP

A velocidade com que as novas tecnologias aparecem é tão alta que fica impossível acompanhar suas atualizações. O SP_Urban Digital Festival vem para compilar e apresentar à cidade de São Paulo as novas mídias que fomentam a cena da arte digital contemporânea. E, claro, apontar seus artistas e ocupar o espaço público com obras de media facade, unindo arquitetura, tecnologia e arte.

Em sua 4ª edição, o SP_Urban – que fez fama na Avenida Paulista por ter estreado a instalação de milhares de clusters de led no edifício Fiesp/Sesi em 2012 – volta à locação de origem entre 25 de Novembro e 9 de Dezembro para encerrar sua temporada 2016. Serão nove obras de arte digital transmitidas em gigante escala pela Galeria de Arte Digital SESI-SP.

A interatividade com o público ficará por conta da obra “Balance” (Francisco Barreto), que irá funcionar de sexta a domingo, de 20h às 22h. Trata-se de um gamearte com o qual o participante interage através de um tablet. Na gigante tela do game – que é o próprio edifício Fiesp/SESI – o sistema da obra digital consegue transmitir o fluxo de tráfego da Avenida Paulista. Esse fluxo em tempo real é representado por elementos gráficos e o jogador precisa se manter em equilíbrio com a avenida.

balance-no-mirante

Obra “Balance” de Francisco Barreto, no Mirante 9 de Julho.

As outras oito obras de arte digital serão visuais. Segue abaixo a lista dos artistas que irão adornar o prédio durante duas semanas. Dois deles são internacionais.

“Pixels Vigilantes” – Alberto Zanella
“Desconstrução do Simples Desconstruído” – Juli Finkler
“Dual” – Laura Ramirez (VJ Optika)
“Soporos” – Luciana Nunes
“Respire” – Maunto Nasci e Marina Rebouças
“Mishap” – United VJs
“Xote Digital” – Sandro Miccoli, Fernando Mendes e Rafael Cançado

Este ano o festival começou em Setembro, espalhando obras digitais no Mirante 9 de Julho e na fachada externa do Auditório Ibirapuera. Em Outubro, seguiu para a Cinemateca Brasileira. Agora, de 25 de Novembro a 9 de Dezembro, a Galeria de Arte Digital do SESI-SP recebe as obras de alguns dos artistas do line up 2016.

A 4ª edição do SP_Urban Digital Festival reacende a urgência em questionar como a arte digital pode contribuir para o ambiente urbano e pela melhoria da qualidade de vida. O objetivo do festival é questionar como os cidadãos estão moldando a cidade através das novas tecnologias.

Serviço SP_Urban Digital Festival – 4ª edição:

De 25 de Novembro a 9 de Dezembro
das 20h às 06h
Galeria de Arte Digital SESI-SP
Avenida Paulista 1.313
Evento Gratuito

Obra interativa – das 20h às 22h
(de sexta a domingo)

BALANCE – FRANCISCO BARRETO

Obras em vídeo – das 22h às 06h

PIXELS VIGILANTES – ALBERTO ZANELLA
DESCONSTRUÇÃO DO SIMPLES DESCONSTRUÍDO – JULI FINKLER
DUAL – LAURA RAMIREZ / OPTIKA
SOPOROS – LUCIANA NUNES
RESPIRE – MAUNTO NASCI e MARINA REBOUÇAS
MISHAP – UNITED VJS
XOTE DIGITAL – SANDRO MICCOLI, FERNANDO MENDES e RAFAEL CANÇADO

LOCAIS
ARTISTAS

EDIÇÕES
BLOG
Veja as fotos do SP_Urban 2016
SP_Urban Digital Festival espalha arte digital pela cidade
Saiu o resultado da convocatória 2016!
VER POSTAGENS ANTERIORES

CURADORIA E PRODUÇÃO
Escreva para o SP URBAN
NOTÍCIAS POR E-MAIL
2017 — SP URBAN DIGITAL FESTIVAL