ENGLISH PORTUGUÊS
FESTIVAL DE ARTE DIGITAL 2016
United VJs no MoMA PS1, em Nova York
PUBLICADO EM 14 jun 2016

Os United VJs (premiada equipe internacional multidisciplinar que integra criativamente as artes digitais usando projeção de Vídeo Mapping, Fulldome, criação de software, som e vídeo-arte) incorporaram duas edições anteriores do SP_Urban Digital Festival com as obras “Insert Vote” e “DesenhAR”.

Em 2016, o software criado pelos United VJs, o Blendy Dome VJ (desenvolvido para planetários digitais e demais superfícies 360º) foi oficialmente adotado pelo MoMA PS1 em Nova York. O Blendy Dome VJ – concebido pelos VJs brasileiros Spetto, Roger S. e o português Pedro Zaz  – alcançou mais de 30 países em menos de 2 anos de lançamento e já possui 7 diferentes atualizações aprimoradas. Recentemente, lançaram o Blendy 360 CAM uma nova ferramenta para criação de Realidade Virtual para o sistema operacional Windows. O Blendy Dome VJ é considerado uma das melhores ferramentas para fulldome: a realidade virtual compartilhada. O VJ Pedro Zaz define o software como uma espécie de  “Uber do mapping dos planetários”, pois permite com recursos mínimos fazer um trabalho de excelência.

MoMa PS1 (NY)

A entrada do domo do MoMa PS1 (NY)

Blendy Dome em ação no MoMA PS1 (NY)

Blendy Dome em ação no MoMA PS1 (NY)

“A ideia do Blendy Dome VJ veio depois de nosso envolvimento com as primeiras versões do software MadMapper. O Pedro Zaz estuda há anos as cúpulas digitais, e vivia nos falando de como era. Bom eu só acreditei quando estive em uma, a experiência espacial é sensacional, você estar imerso, dentro de um filme, literalmente, é indescritível. A partir daí o Roger entrou de cabeça na programação e então entra a minha parte: eu testo em diferentes hardwares, diferentes configurações, codecs, peço mudanças na interface. Eu digo que sou o chato da turma, aquele que encontra os bugs”, define VJ Spetto para o site Music Non Stop da jornalista Claudia Assef.

A estreia do Blendy Dome VJ numa das maiores instituições de arte contemporânea do mundo, a novaiorquina MoMA PS1, aconteceu no dia 14 de fevereiro deste ano, na festa chamada #valiumvalentine. Desde então, o Blendy Dome VJ ilustra o domo da instituição, nos mais diversos eventos.

Valium Valentine no MoMA PS1 (NY), com Blendy Dome VJ.

Valium Valentine no MoMA PS1 (NY), com Blendy Dome VJ.

Blendy Dome VJ em ação no MoMA PS1 durante o show do artista de Beijing (China) Cao Fei.

Blendy Dome VJ em ação no MoMA PS1 durante o show do artista de Beijing (China) Cao Fei.

O renomado MoMA PS1 entrou em contato com a equipe responsável pelo Blendy Dome VJ em dezembro de 2015, via email. Isso porque a curadoria da instituição artística norte-americana andou reparando nas dezenas de feitos do software pelos grandes festivais de artes visuais e novas mídias da Europa, principalmente, mas também América do Sul e EUA naquele ano.

Antes de cair nas graças do MoMA PS1, o Blendy Dome VJ contou com uma “turnê de lançamento” em 2014/2015. Foi destaque no Mapping Festival e Tous Ecrans (ambos na Suíça), no IMERSA (Estados Unidos), no Mira (Barcelona), no FullDome Festival (Alemanha) e no festival carioca Multiplicidade com apresentações no Planetário da Gávea no Rio de Janeiro.

Ainda no ano passado, o Blendy Dome VJ brilhou no vídeo divulgação do Star Wars Experience em Los Angeles. Um mega evento temático, sobre a saga espacial. Veja aqui.

O lançamento do Blendy Dome VJ foi marcado pela coincidência dos United VJs serem convidados para se apresentar em dois importantes festivais  no mesmo dia de maio de 2014: no FullDome Festival, em Jena na Alemanha, e no IX Immersive Symposium, em Montreal no Canadá.  Eles se dividiram e estiveram em ambos, é claro, e seguem excursionando pelo mundo. Veja aqui o recente vídeo do Blendy Dome VJ no BAM Festival, que aconteceu em maio de 2016, na Bélgica.

Mais infos: www.facebook.com/BlendyDomeVJ

por Denise Lara

LOCAIS
ARTISTAS

EDIÇÕES
BLOG
Veja as fotos do SP_Urban 2016
SP_Urban Digital Festival espalha arte digital pela cidade
Saiu o resultado da convocatória 2016!
VER POSTAGENS ANTERIORES

PATROCÍNIO
CURADORIA E PRODUÇÃO
APOIO
REALIZAÇÃO
Escreva para o SP URBAN
NOTÍCIAS POR E-MAIL
2017 — SP URBAN DIGITAL FESTIVAL