O que é granilite e como usar na decoração?

granilite o que é
granilite o que é

Por mais que encontrar o apartamento ideal seja o sonho de muitas pessoas, é fato que a decoração é o momento mais aguardado pelos novos moradores. Afinal, ela permite criar ambientes incríveis e totalmente funcionais, conferindo maior bem-estar, conforto e qualidade de vida.

Nesse sentido, o revestimento de um ambiente precisa ser escolhido com atenção, sendo que o granilite conquista cada vez mais pessoas. Extremamente versátil, ele pode ser usado de diferentes formas na decoração, oferecendo um ar sofisticado e vintage. Portanto, se você quer saber mais sobre esse material, continue acompanhando o post de hoje até o fim.

O que é o granilite?

Também conhecido como terrazzo no exterior, o granilite é um revestimento produzido à base de areia, água e cimento, acrescido de grânulos de diferentes pedras naturais, como mármore, quartzo e granito. Justamente por isso, existem diferentes tonalidades do material, podendo variar entre cores como rosa, branco, etc.

Vale lembrar ainda que o tamanho dos grânulos também pode variar, com opções maiores e mais chamativas e outras pequenas, fazendo com que a mistura de cores seja mais sutil. Muito presente em pisos, halls de entrada e paredes em todos os cantos do planeta, o granilite é extremamente durável, resistente e de fácil manutenção.

O preço do granilite irá variar de acordo com diferentes fatores, como materiais utilizados em sua composição, espessura, tamanho e polimento do material. Portanto, o ideal é contar com a ajuda de profissionais e fazer uma boa pesquisa.

Como usar o granilite na decoração?

Com tantas opções disponíveis no mercado, sabemos que pode ser difícil escolher a ideal para utilizar em sua decoração. Portanto, confira abaixo algumas dicas de como aproveitar esse material incrível:

Granilite em bancada

O efeito do material na bancada é incrível, sendo uma ótima alternativa para destacar esse espaço no ambiente. Seja na própria bancada da pia ou em ilhas, o granilite sai do óbvio, criando um efeito diferenciado para a cozinha.

Granilite em backsplash

Outra forma de renovar a cozinha com granilite é com o backsplash, ou seja, a parede atrás da pia que delimita a área entre os armários planejados. Uma boa alternativa é que ele siga a paleta de cores do ambiente, criando harmonia e sofisticação.

Peças decorativas em granilite

Uma solução incrível para quem quer usar granilite na decoração é com peças de design feitas com o material ou com uma estampa que o imite. Alguns exemplos são mesas, vasos, luminárias e até mesmo tapetes.

Piso

O piso de granilite acrescenta uma camada de textura que faz total diferença na composição dos ambientes. Contudo, é importante ficar atento na hora de escolher a cor, evitando modelos muito coloridos e diferentes, pois podem fazer você enjoar com facilidade. Além disso, cuidado ao escolher a textura para evitar um piso extremamente escorregadio.

Granilite no jardim

O jardim também combina muito bem com o granilite. Obviamente, o destaque aqui devem ser as plantas e, por isso, quanto menor e mais discreta a paginação do granilite, maior equilíbrio e sofisticação você irá promover para o ambiente.

Papel de parede

O papel de parede de granilite é uma ótima alternativa para quem quer transformar ambientes, sem precisar gastar com grandes reformas. Existe uma grande variedade de modelos disponíveis e você pode escolher o que mais se encaixa em seu espaço e decoração.

Leia também: Biografia para Instagram

Quais são os tipos de granilite?

O granilite pode ter duas formas de acabamento: Polido ou Fulget. A textura polida é lisa e brilhante, como o próprio nome sugere. Já a Fulget possui a textura das pedrinhas utilizadas em sua composição, sendo considerada uma opção mais natural.

O recomendado, portanto, é evitar colocar o granilite polido em ambientes molhados, como cozinha, lavanderia, banheiro e áreas externas, optando pelo Fulget. Mas, se quiser incluir o material em bancadas ou na parede no banheiro, o polido será excelente.

Quais as vantagens do granilite?

Por ser feito de diferentes tipos de pedras, é possível encontrar um material com várias tonalidades disponível no mercado. Nesse sentido, ele é extremamente versátil, podendo ser utilizado em pisos, bancadas, objetos de decoração e de qualquer outra forma que planejar, combinando perfeitamente com seu projeto. Inclusive, como consequência dessa vantagem, muitas áreas que têm esse material, costumam ser o ponto de destaque dos ambientes.

Outra vantagem do granilite é que ele é muito durável e, consequentemente, possui ótimo custo benefício. Além disso, ele suporta muito bem a ação da água e abrasão, podendo receber acabamentos diferentes, como explicamos anteriormente.

Então, agora que você sabe o que é o granilite e como utilizá-lo na decoração de sua nova casa ou apartamento, já pode dar início ao projeto. É muito importante contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores, pois assim você garante maior personalização, sofisticação e até mesmo economia, visto que esses profissionais possuem maior conhecimento e experiência.