A Arábia Saudita está cada vez mais aberta ao turismo internacional e, embora alguns lugares sejam de acesso exclusivo dos peregrinos muçulmanos, o país reserva lugares e paisagens maravilhosos prontos para serem descobertos.
De extensões do deserto a cidades litorâneas com um lado glamouroso inesperado, de grandes parques nacionais a paisagens surreais que quase parecem pertencer a outro planeta, a Arábia Saudita realmente tem muito a oferecer.
Se você está pronto para conhecer melhor este país, confira as dicas que preparamos com tudo o que você não pode perder durante a sua viagem.
Pronto? Então, vamos lá!
1- Conheça Meca
Meca sempre foi um destino popular entre os turistas muçulmanos.
Na realidade, todo cmuçulmano tem o dever religioso de visitar Meca pelo menos uma vez na vida, de acordo com o que está escrito no Alcorão.
O símbolo mais famoso de Meca no mundo é a Kaaba, um edifício de forma cúbica que é de grande importância religiosa para os muçulmanos, pois, segundo o Alcorão, teria sido construído por Abraão.
A Grande Mesquita foi posteriormente construída em torno da Caaba. Nos últimos anos, Meca passou por um forte desenvolvimento urbano que levou à criação de edifícios como o Abraj Al Bait, um complexo dominado no centro pela Torre do Relógio do Royal Hotel em Meca.
Porém, o acesso a algumas áreas de Meca é proibido para não-muçulmanos.
2- Medina
Se Meca é o lugar sagrado mais famoso da Arábia Saudita, Medina é igualmente importante em nível religioso: é ali que o Profeta Muhammad viveu por um período de sua vida, divulgando os princípios da religião muçulmana e formando a primeira comunidade muçulmana da história.
Portanto, precisamente por esse motivo, a cidade, que originalmente era chamada Yathrib, mais tarde foi renomeada como Madinah, ou “cidade do profeta”.
O lugar mais espetacular da cidade é, sem dúvida, a Mesquita Al-Masjid an-Nabawī, ou a Mesquita do Profeta, cujas origens remontam ao ano de 622.
A mesquita abriga hoje o túmulo de Muhammad e alguns de seus sucessores. Além disso, é o destino de peregrinação para muitos fiéis, bem como a casa onde o Profeta morava.
3- Conheça Riad na Arábia Saudita
Em árabe, Riad significa “jardim” e, de fato, o nome desta cidade é devido à sua riqueza de vegetação e parques.
Riad é a capital e sede do governo e está localizada no coração do país, oferecendo uma fascinante mistura de modernidade e tradições: no centro histórico, você pode caminhar por pequenas ruas com vista para casas antigas, em contraste com as butiques, arranha-céus e luxuosos shoppings que ficam na rua Olayah, a principal rua da cidade.
O lado mais moderno e elegante da cidade encontra-se no Bairro Diplomático, onde estão concentradas as sedes das Embaixadas e Organizações Internacionais.
No entanto, se você deseja se aprofundar no passado do país e da capital, visite a fortaleza de Musmak, que remonta a 1865, hoje lar do museu que traça os destaques da história da Arábia Saudita.
O símbolo da cidade e de todo o país, no entanto, é o Kingdom Centre, um imponente arranha-céu que abriga um shopping center, um hotel e apartamentos de luxo, além de um observatório panorâmico para apreciar vistas da cidade.
4- Borda do mundo
O Edge of the World, cujo nome oficial é Jebel Fihrayn, tornou-se uma das atrações mais populares nos arredores da capital Riad.
O apelido “borda do mundo” foi criado precisamente para marcar a incrível paisagem que pode ser admirada, dominada por uma formação rochosa de 300 metros de altura, com vista para uma planície árida e que dá a sensação de estar em outro planeta.
Uma das peculiaridades é a presença de muitos fósseis de corais, o que pode ser explicado pelo fato de que milhões de anos atrás este lugar estava submerso pelo mar.
Dada a popularidade deste local, foram criadas várias rotas que permitem o acesso ao topo do Edge of the World, o que representa um ponto de vista privilegiado para observar o pôr do sol sobre o deserto da Arábia Saudita.
Não se esqueça que para conhecer esses lugares fantásticos, você precisa contratar um seguro viagem. Não sabe como fazer? Aprenda aqui!
5- Jeddah
Localizada ao longo da costa do Mar Vermelho, Jeddah é considerada a porta de entrada para a Arábia Saudita, pois é o local de desembarque de comerciantes e peregrinos há séculos.
Hoje é uma grande metrópole e um dos resorts turísticos mais importantes do país, onde elementos modernos são misturados com outros mais tradicionais.
O centro histórico da cidade é caracterizado por casas com arquitetura tradicional, mas existem arranha-céus que se destacam nas áreas mais modernas e à beira-mar.
As principais atrações históricas e culturais incluem a casa Naseef House e o Museu Abdul Raouf Khalif, que exibe uma valiosa coleção histórica de obras de arte islâmicas.
A costa de Jeddah é ladeada pela Corniche, uma longa avenida decorada com espaços verdes, palmeiras e obras de arte e vista para hotéis, restaurantes, lojas de luxo e outras atividades comerciais.
Além disso, outra área que vale a pena visitar é a do porto, onde há uma atração interessante: as Casas de Coral, as “casas de coral” ou edifícios antigos que foram construídos no passado com grandes blocos de coral coletados no mar.
6- Al Khobar
O coração comercial da Arábia Saudita, Al Khobar, está posicionado ao longo da costa leste do país, uma posição privilegiada que proporciona uma agradável atmosfera à beira-mar.
É um resort turístico bastante apreciado pelos amantes do mar e descontraído por sua imensa extensão de areia ladeada pela Corniche, uma avenida que fica cheia de turistas dia e noite.
Portanto, lá você pode caminhar e parar para fazer um piquenique nas áreas verdes com vista para o mar.
Além disso, pare para observar a torre d’água iluminada que se ergue no coração de uma ilha artificial, a poucos metros da costa.
Apesar de nascer, como o nome sugere, como uma reserva de água para a cidade, a Water Tower se tornou uma atração popular: no topo, abriga um restaurante e um observatório com vistas deslumbrantes sobre o golfo e Al Khobar.
Ao longo da costa sul de Al Khobar fica a enseada de Half Moon Bay, que contém belas praias com águas calmas e baixas por algumas centenas de metros.
Portanto, se você prefere fazer compras à beira-mar, dirija-se aos dois grandes shopping centers da cidade, Rashid Mall e Mall of Dhahran, que abrigam inúmeras lojas, restaurantes e até entretenimento para toda a família.
7- Madain Saleh
Localizado a 400 km ao norte de Medina, Madain Saleh abriga um sítio arqueológico muito importante, que muitos comparam ao de Petra, na Jordânia.
Muito famosa entre os habitantes locais, ainda é pouco conhecida pelos turistas, mas é uma das atrações imperdíveis que recomendamos que você não perca.
Nesse local, entre 100 a.C. e em 75 d.C., a população dos nabateus viveu e construiu um império muito grande, cujas ruínas ainda são visíveis hoje: túmulos, restos de edifícios e decorações feitas nas montanhas são o ambiente rochoso que o rodeia.
Para fazer o seu passeio com mais tranquilidade e segurança, lembre-se de contratar um seguro viagem.
8- Najran na Arábia Saudita
No sul do país, perto da fronteira com o Iêmen, Najran é considerada a porta de entrada para o deserto desde os tempos antigos.
Além disso, é a última cidade que você encontra antes de se encontrar nas dunas mágicas do deserto de Rub Al Khali.
É uma cidade com um passado rico e fascinante, um local de comércio e passagem de caravanas de países vizinhos.
Admire os edifícios e os restos das antigas muralhas que originalmente cercavam a cidade.
Depois faça compras no souk tradicional, onde você pode comprar produtos artesanais autênticos, perfumes, roupas e muito mais.
A maioria das excursões de camelo ou 4 × 4 no deserto de Rub Al Khali partem de Najran.
9- Deserto de Rub al Khali na Arábia Saudita
O deserto de Rub al Khali, que literalmente traduzido significa “o bairro vazio”, ocupa uma grande área do país, na fronteira com os vizinhos Omã, Emirados Árabes Unidos e Iêmen.
Além disso, é o segundo maior deserto do mundo e certamente merece uma visita se você estiver viajando para a Arábia Saudita: há muitas excursões disponíveis, de camelo ou jipe, entre as dunas de areia.
10- Ilhas Al Lith e Farasan
A uma curta distância de carro da cidade mais conhecida de Jeddah, Al Lith é o local ideal para quem procura férias na praia em um destino mais calmo e menos turístico.
Com vista para o Mar Vermelho, esta pequena cidade oferece realmente tudo: belas praias, hotéis, lojas e restaurantes. Além disso, também é um destino muito popular entre os mergulhadores, por seu fundo marinho rico em corais e peixes e pelas águas calmas e transparentes.
Outro lugar famoso para mergulho são as Ilhas Farasan, localizadas a cerca de 50 km da costa da cidade de Jizan e facilmente acessíveis por balsa.
É um arquipélago composto por 176 ilhas, de águas claras e ricas em corais do Mar Vermelho.
Manguezais, trechos de areia branca e trechos de vegetação caracterizam a paisagem paradisíaca e não contaminada deste local, que faz parte da Área Marinha Protegida da Ilha Farasan, nascida em 1996.
E então, o que você achou sobre a Arábia Saudita? Gostou de conhecer mais sobre esse país fascinante?
Antes de comprar sua passagem, lembre-se que é importante contratar um seguro viagem.
Gabriel Lafetá Rabelo
Especialista em marketing digital, SEO, redes sociais.