Como Iniciar um TCC sem Erro?

Iniciar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não uma das tarefas mais fáceis de um estudante universitário. Muito pelo contrário, é um dos projetos mais desafiadores durante toda a graduação, afinal precisa ser aprovado nesse trabalho acadêmico para formar e conquistar o tão sonhado diploma. Para começar, o estudante necessita ter claro qual a temática ele planeja desenvolver sua monografia. O ideal é dividir seu curso de graduação em subáreas do conhecimento e escolher qual o campo ele possui mais afinidade e motivação para fazer sua pesquisa acadêmica. 

No processo de seleção do tema de TCC, pode-se construir um mapa mental, utilizando algum software com versão gratuita como o Mind Meister, colocando como área geral o curso de graduação correspondente e segmentando em áreas de atuação. Assim, o discente terá uma visão global de todo o campo do conhecimento envolvido e maior nitidez na seleção do tema, com base na respectiva subárea que o aluno é “forte”, seu nível de envolvimento e motivação para realizar a devida pesquisa. Escolher claramente o tema adequado logo no início do desenvolvimento do TCC vai minimizar erros e dúvidas sobre se a temática escolhida vai dar um bom trabalho ou não, e gerar mais confiança na continuidade da escrita do trabalho acadêmico. 

A escolha do professor orientador deve ser uma atividade paralela à escolha do tema, de modo a acelerar os passos iniciais na elaboração da monografia. O adequado é escolher um docente que o estudante tenha boa relação, áreas de comum interesse e conforto na busca por esclarecimento de dúvidas ou questionamentos. Uma relação desagradável com o orientador selecionado pode comprometer toda a escrita do trabalho de conclusão de curso bem como a defesa. Assim sendo, esteja 100% decidido do professor orientador que vai lhe fornecer suporte. 

Escolhido o tema e o orientador, é hora de buscar se aprofundar na temática a partir do embasamento teórico contido nas principais literaturas. Busque no Google Acadêmico os principais artigos científicos, monografias, dissertações de mestrado e até teses de doutorado que tenham total relação com o seu trabalho em desenvolvimento. Baixe os documentos científicos com maior relevância, geralmente aqueles mais citados. O discente precisa ganhar “imersão” no tema do TCC, a fim de dominar todo o conteúdo envolvido e apresentar excelência na parte escrita do trabalho e na defesa dele. Logo, nada de buscar o mínimo de referências, e sim o máximo que você puder para está sabendo de tudo ao ser questionado pela banca examinadora. 

A Seção inicial do TCC, após leitura aprofundada nos aspectos técnicos da temática escolhida, é a Introdução. Nela deve conter uma (1) contextualização do tema, (2) breve apanhado da literatura sobre o que já se sabe, (3) lacuna de pesquisa, (4) objetivos gerais e específicos, e (5) justificativa ou relevância do trabalho.