Promovido pelo Sebrae em parceria com a Abrasel, capacitação “Do Brasil à Mesa” destaca ganhos para os empreendedores por meio desse tipo de produto
Produtos de origem são produtos in natura (naturais), orgânicos, tradicionais ou com o mínimo de modificação. Os benefícios atribuídos a esse tipo de material incluem: valorização dos produtores locais, maior comercialização de alimentos mais saudáveis e incentivo à sustentabilidade.
Além disso, a valorização dos produtos de origem incentiva parcerias com pequenos produtores locais. Dessa forma, os estabelecimentos não apenas oferecem novas experiências aos clientes, mas também fortalecem a renda e a comunidade ao redor. Repensar a relação com os pequenos produtores não só enriquece o cardápio, mas também promove uma relação mais justa e sustentável com o meio ambiente e a sociedade, criando uma experiência mais significativa para todos os envolvidos.
A partir disso, o curso “Como agregar valor à gastronomia do seu bar ou restaurante com produtos de origem do Brasil à mesa”, promovido pelo Sebrae em parceria com a Abrasel, visa capacitar os empreendedores na capacidade de aumento do tíquete médio e ganho de competitividade a partir do investimento em alimentos de produtores locais. A capacitação é on-line e gratuita, basta apenas se inscrever no Conexão Abrasel.
O curso ainda aborda a plataforma ‘Do Brasil à Mesa’, que oferece um catálogo de pequenas e médias empresas e produtores rurais com garantia de qualidade dos produtos e a procedência deles. Com o ideal de expandir o uso de produtos de origem, o curso destaca a importância para a economia local, a possibilidade de expansão dos sabores gastronômicos e o impacto positivo que o uso desses produtos tem nos bares e restaurantes.
Mais cursos
Além da capacitação sobre produtos de origem, a parceria entre o Sebrae e a Abrasel inclui ainda mais dois cursos já disponíveis na plataforma Conexão Abrasel: eficiência energética (com dicas práticas sobre como otimizar processos e reduzir custos a partir do controle dos custos, do consumo, da geração e da emissão de energia) e gestão de resíduos (que traz orientações sobre como combater o desperdício e dar uma destinação mais sustentável ao que é gerado no estabelecimento).
Ao todo, a qualificação tem sete videoaulas de curta duração com uma metodologia de ensino dinâmica e focada na aplicação prática dos conhecimentos. Os próximos cursos serão lançados em breve.
Gabriel Lafetá Rabelo
Especialista em marketing digital, SEO, redes sociais.