Se você escolher a universidade certa para você, seu tempo como estudante provavelmente será agradável e gratificante. Mas, no final, e daí?
Sua escolha do que estudar e onde estudar ajudará sua carreira? Certos cursos levam a carreiras específicas mais do que outros, mas quase qualquer diploma de quase qualquer universidade irá – em média – melhorar suas perspectivas quando comparado a não ter estudado até o nível universitário.
Algumas universidades, no entanto, têm um histórico melhor do que outras na colocação de estudantes em empregos remunerados por isso muitos pessoas que sabem o lugar confiável para comprar diploma preferem as melhores. É realmente difícil fazer comparações confiáveis, no entanto. Até porque o fator mais importante quando se trata de conseguir um emprego é… você: quem você é, suas qualificações, habilidades e empregabilidade, e o que você quer fazer na vida. No entanto, a pesquisa sugere que as universidades podem fazer algumas coisas para ajudar além da qualidade de seu ensino.
Aprendizagem relacionada ao trabalho: algumas universidades trabalham duro para incorporar a experiência do mundo do trabalho em seus cursos. Isso pode envolver estágios (por exemplo, passar um ano durante o seu programa trabalhando na indústria) ou projetos do mundo real nos quais você trabalha durante seus estudos.
Vínculos com a indústria: é mais fácil oferecer um aprendizado significativo relacionado ao trabalho se sua universidade e departamento acadêmico tiverem bons vínculos com empresas na região, internacionalmente ou no setor em que você deseja trabalhar.
Acreditação: para muitas carreiras, você precisa ter qualificações profissionais. Seu programa de estudo precisa ser ‘acreditado’ por um órgão reconhecido. Alguns desses órgãos só podem credenciar qualificações em um país ou em certas partes do mundo (como a UE). Se a sua carreira provavelmente exigir qualificações específicas (por exemplo, medicina, engenharia, contabilidade, arquitetura, etc.), certifique-se de que o credenciamento do seu curso seja relevante para as partes do mundo onde você deseja trabalhar.
Habilidades: suas qualificações são importantes quando você está tentando conseguir um emprego, mas também o seu conjunto mais amplo de habilidades – coisas como a capacidade de trabalhar como parte de uma equipe, habilidades de comunicação ou iniciativa. As atividades extracurriculares dão a você a chance de desenvolver essas habilidades e mostrar suas conquistas. As universidades que oferecem essas oportunidades podem não estar fazendo isso diretamente para ajudar sua carreira, mas é um resultado útil.
Capital social: a sua empregabilidade depende em parte do seu capital social – a forma como você é visto pelas outras pessoas. Desenvolver bons contatos ajuda. Algumas universidades são melhores do que outras em ajudá-lo a estabelecer redes com seus ex-alunos, líderes da indústria, empregadores locais e até mesmo colegas.
Reputação: a reputação da universidade também afeta seu capital social, mas a reputação é impossível de medir e pode não ser baseada em nada real. A pesquisa sobre isso é dividida, mas muitas vezes as universidades famosas que você acha que seriam um passaporte para uma boa carreira não mostram de fato nenhuma vantagem particular para seus alunos em relação a outras com notas semelhantes que estudaram em outras universidades comparáveis. Ao longo dos anos, porém, eles podem ver vantagens, mas como essas universidades são tão seletivas em primeiro lugar, ainda é difícil desconsiderar o valor agregado que a universidade deu ao aluno.
Como o U-Multirank pode ajudar
Existem tantas variáveis envolvidas que o U-Multirank pode ajudar muito com esse problema. Além disso, não há dados confiáveis e comparáveis sobre as diferentes taxas de emprego de diferentes universidades em todo o mundo. (Pode haver para o país individual onde você deseja estudar, então pesquise mais.) Portanto, em vez de fornecer informações enganosas que você teria que interpretar de acordo com suas próprias circunstâncias pessoais, o U-Multirank incluiu alguns bits de dados que são confiáveis e que podem ajudar a prepará-lo para uma carreira. Por exemplo, quando você compara universidades por meio de nossa ferramenta online, entre as medidas que você pode visualizar estão várias medidas do tempo de contato que os alunos têm com ambientes de trabalho e quão satisfeitos os alunos estão com os elementos relacionados ao trabalho de seus estudos. Sob as medidas de ‘transferência de conhecimento’ e ‘engajamento regional’, você também pode ver como as diferentes universidades atuam em seus vínculos com a indústria. A empregabilidade caiu para muito mais do que isso, mas é um começo. O principal é que o padrão e a adequação da educação geral que você recebe serão um grande fator para o sucesso de sua carreira.
Gabriel Lafetá Rabelo
Especialista em marketing digital, SEO, redes sociais.