O avanço tecnológico modificou os métodos de trabalho nos últimos anos em diversas empresas. A automação de marketing, por exemplo, é uma tecnologia que ajuda a tornar as estratégias mais personalizadas, otimizando as atividades de marketing e facilitando a rotina.
Conhecer o conceito de automação de marketing e como ele pode ajudar nas tarefas da empresa são formas dos empreendedores terem uma rotina de trabalho organizada e ótimos ganhos.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing é uma tecnologia que pode ser utilizada a favor das estratégias de marketing, visando a interação com o público e o acompanhamento dos resultados.
Assim, pode ser vista como um facilitador, já que permite otimizar várias produções e análises que ajudam na obtenção de resultados mais precisos.
A relevância da automação de marketing
A equipe de marketing nas empresas fica responsável pela rotina das estratégias que são diretamente relacionadas ao marketing digital.
Um cronograma de ações de e-mail, por exemplo, é necessário realizar o envio de e-mails semanalmente para garantir a interação com o público.
Essa é apenas uma das tarefas que a equipe realiza. Outras muito comuns são: ficar responsável pela publicação de artigos em blogs e postagens nas redes sociais, a divulgação e outras tarefas relacionadas às estratégias da marca, como análise de resultados e interação com o público.
Com o passar do tempo, essas demandas tendem a crescer junto do desenvolvimento da empresa. Isso torna as atividades mais complexas.
Um jeito da equipe conseguir realizar todas as atividades é usando ferramentas que facilitam os procedimentos e otimizam o tempo de trabalho, como ferramentas de SEO, e outras similares.
Benefícios da automação de marketing
Investir na automação de marketing é algo muito positivo e pode agregar benefícios para as estratégias de marketing do seu negócio, por exemplo:
- Coleta de dados
As ferramentas de automação de marketing tem como vantagem oferecer uma série de informações valiosas, dashboards e relatórios que ajudam os profissionais a analisarem e assim traçarem novas estratégias para a empresa.
Deste modo, é possível identificar os pontos fortes e fracos das estratégias e melhorar o que for preciso.
- Nutrição de leads
Os leads (potenciais clientes) que ainda não tomaram uma decisão com relação à compra, mas já entenderam que tem uma demanda e estão buscando ajuda para solucioná-la, merecem um atendimento especial.
Esses são leads que ainda não se encontram no momento ideal para a compra, mas estão perto, por isso manter um bom relacionamento com o cliente pode ser um fator decisivo.
Quando esses leads se sentirem prontos, terá a sua marca como uma referência.
A automação de marketing pode facilitar esse relacionamento direto, através da nutrição dos leads, usando ferramentas e recursos próprios que permitem a publicação de conteúdos nas redes sociais, blogs e o disparo de e-mails.
- Excelente atendimento ao cliente
Com a automação de marketing, você pode melhorar o atendimento ao cliente, automatizando alguns processos de interação com o público.
Com ferramentas como chatbots, Whatsapp e SMS é possível proporcionar um atendimento mais eficiente, rápido e principalmente em canais de fácil acesso ao cliente.
Existem algumas plataformas que permitem uma integração de todos os canais de comunicação com os clientes, em um único lugar, algo que facilita a rotina de trabalho.
Ao simplificar o atendimento, é possível otimizar tempo e aumentar a produtividade das equipes.
- Comunicação personalizada
As ferramentas de automação de marketing possibilitam a segmentação dos leads por diferentes critérios, além de ajudar a implementar uma comunicação personalizada para cada um.
Sendo assim, você pode adaptar as estratégias e fazer o envio de informações personalizadas para cada lead e assim atender as necessidades e os seus interesses da melhor maneira e assim, fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente.
A automação de marketing pode ser implementada em pequenas empresas para:
- Reduz a necessidade de grandes equipes;
- Acompanha as estratégias de marketing;
- Proporciona um excelente custo-benefício para as empresas;
- Ajuda no relacionamento com os leads;
- Aumenta a eficiência das vendas.
Dicas para implementar a automação de marketing nos negócios
Para implementar a automação de marketing e estratégias com sucesso é necessário ter conhecimento, por isso, seguir algumas dicas práticas pode ajudar no processo:
É importante escolher a ferramenta que melhor atende às necessidades da empresa.
Definir os objetivos e acompanhar os resultados das ações de automação. Segmentar o envio de conteúdos aos leads.
Programar o fluxo de nutrição dos leads. Acompanhar os resultados e dados obtidos, além de propor melhorias, com base nos objetivos definidos.
Portanto, os investimentos em automação de marketing na sua empresa é uma ótima maneira de otimizar tempo, acompanhar de perto os resultados, ter ótimos ganhos e melhorar o ambiente de trabalho para os profissionais de marketing e vendas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
Gabriel Lafetá Rabelo
Especialista em marketing digital, SEO, redes sociais.