Todo negócio online quer mais tráfego e vendas. Para fazer isso, você precisa divulgar sua empresa no maior número de canais (site, mídia social, e-mail, etc.) que puder. No entanto, muitas vezes pode ser um desafio decidir em quais táticas de marketing focar.
Este guia fornecerá uma visão geral de quais táticas podem ajudá-lo a ter sucesso em 2022, para que você possa decidir no que se concentrar. Também forneceremos algumas dicas e links sobre como começar a usar cada um.
Este blog é melhor lido junto com nosso artigo sobre as melhores ferramentas gratuitas de comércio eletrônico, que detalha muitas das ferramentas que você precisará para ativar essas ideias.
10 ideias de marketing de e-commerce para aumentar as vendas em 2022
- Desenvolva o SEO do seu site
- Vender em marketplaces online
- Executar campanhas de pesquisa paga
- Capture mais assinantes de e-mail
- Melhore seu e-mail marketing
- Integre com o Instagram
- Facilite as compras para seus clientes
- Otimizar para celular
- Comece a fazer um ótimo conteúdo
- Aproveite o conteúdo de seus clientes
1. Desenvolva o SEO do seu site
SEO no e-commerce é a prática de aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca online, como Google, Yahoo e Bing. O objetivo é fazer com que seu site ou página apareça como um dos primeiros resultados que os mecanismos de pesquisa retornam quando alguém pesquisa uma palavra-chave relevante para sua empresa.
As taxas de cliques caem drasticamente à medida que você passa do primeiro lugar, com mais de 25% das pessoas geralmente clicando no primeiro resultado. Se você conseguir chegar ao primeiro lugar, vale a pena colocar o tempo em 2022.
Algumas das principais táticas para melhorar o perfil de SEO da sua loja online são:
- Fazer pesquisa de palavras-chave para identificar palavras-chave para focar suas páginas, descrições e postagens
- Criando uma boa experiência do usuário em todas as páginas do seu site
- Otimizando seu perfil de SEO local completando seu perfil do Google Meu Negócio
Quando feito de forma eficaz, sua empresa pode começar a aparecer para termos de pesquisa relacionados ao que você vende. A captura de tela abaixo mostra o varejista WebSell classificado em primeiro lugar no Google para o termo “suprimentos cerâmicos”.
O SEO pode parecer assustador, mas estamos lá para ajudá-lo a começar ou otimizar sua estratégia atual. os seguintes artigos se você começar a classificar seu site de comércio eletrônico mais alto:
- SEO para comércio eletrônico: o guia completo (2022)
- Como melhorar seus rankings de pesquisa orgânica: 14 etapas de SEO para 2022
2. Venda em marketplaces online
Suas vendas podem ir muito além do seu site de e-commerce. Os marketplaces online venderam US$ 3,23 trilhões em produtos em 2021.
Conectar seu inventário de produtos a mercados online como Amazon e eBay pode ajudar a fazer com que sua loja e seus produtos sejam descobertos por um público completamente novo. Muitos clientes compram exclusivamente por meio de plataformas como Amazon e eBay, portanto, ao não listar na Amazon e no eBay, você pode perder completamente uma grande base de clientes.
Existem taxas de venda e listagem com cada plataforma, mas o custo geralmente vale a recompensa. Os marketplaces podem ser usados para complementar sua loja virtual existente para que você possa expor seus produtos a mais pessoas.
Além disso, conectar-se a mercados como Amazon e eBay é simples com o WebSell. Você pode conectar seu inventário automaticamente a esses principais mercados com o mínimo de entrada sua. Pegamos suas descrições e preços de produtos existentes e os enviamos para a Amazon. Qualquer alteração que você fizer em seus produtos em seu PDV será refletida em suas listagens de mercado. É tão fácil quanto isso.
3. Execute campanhas de pesquisa paga
A publicidade de pesquisa paga ou PPC (pagamento por clique) é uma das principais maneiras pelas quais empresas grandes e pequenas obtêm tráfego para seu site todos os dias. Não é apenas qualquer tráfego embora. Com a pesquisa paga, você pode exibir anúncios de seus produtos em mecanismos de pesquisa e outros sites para compradores altamente motivados com intenção de compra.
Para empresas de comércio eletrônico que desejam crescer rapidamente, investir em pesquisa paga é uma das melhores maneiras de expandir seus negócios. Os anúncios de compras do Google, em particular, são onde a maioria das marcas pode encontrar um público-alvo de clientes que procuram ativamente comprar seus produtos. Embora os anúncios de compras não apareçam mais apenas nos resultados de pesquisa padrão do Google, eles ficam visíveis quando você navega até a guia “Compras” no Google, o que muitos clientes fazem.
Com os anúncios PPC, você pode ser muito específico com sua segmentação. Você pode escolher a demografia exata de quem deseja exibir seus anúncios, quando exibi-los e onde deseja exibi-los. Você também pode direcionar os clientes para páginas de destino ou de produtos específicos para que você possa experimentar qual converte mais.
A WebSell tem uma equipe dedicada de pesquisa paga que pode ajudá-lo a configurar seu perfil de anúncios e gerenciar totalmente suas campanhas publicitárias. Trabalhamos de acordo com os resultados que você deseja alcançar com foco sempre em alcançar um alto ROAS (Return On Ad Spend). Contacte-nos para saber mais ou ler mais sobre o nosso serviço de pesquisa paga .
4. Capture mais assinantes de e-mail
O email marketing é uma das melhores táticas no arsenal de qualquer profissional de marketing. É uma das táticas de marketing mais usadas em qualquer setor e, quando bem feita, obterá mais vendas e maior retenção de clientes. O marketing por e-mail retorna US$ 44 para cada US$ 1 gasto, portanto, em termos de ROI, está próximo do topo.
Mas para enviar e-mails, primeiro você precisa de um público para o qual enviar. Você pode usar seu site e outros canais para capturar mais endereços de e-mail. Usando ferramentas de e-mail fáceis de usar, como o Mailchimp, você pode criar um pop-up em seu site para capturar novos visitantes.
É fácil de configurar, mas se você estiver travado, o WebSell pode ajudá-lo a configurar seu pop-up de e-mail e ajudar a gerenciar sua estratégia de marketing por e-mail, incluindo design de modelo de e-mail. Dê uma olhada no comerciante da WebSell Wilford & Lee e na oferta que eles anexaram para atrair os clientes a se inscreverem.
5. Melhore seu e-mail marketing
Capturar e-mails é uma coisa, mas o difícil é enviar e-mails regulares que agregam valor à vida de seus clientes. Você pode melhorar seu marketing por e-mail cumprindo um cronograma e certificando-se de que está atingindo seus clientes com um e-mail pelo menos uma vez por mês.
Aqui estão alguns exemplos de e-mails que você pode enviar para seu público:
- Boletim informativo mensal ou semanal sobre a chegada de novos produtos.
- E-mail de boas-vindas quando um cliente compra ou se inscreve.
- Códigos promocionais para os clientes usarem em seu site.
- Resumo do conteúdo que você publicou ou do conteúdo que você gosta.
- Peça feedback aos seus clientes sobre sua empresa ou produto.
Estas são apenas algumas ideias para e-mail marketing que funcionam amplamente, mas sua empresa pode ter uma agenda ou marca mais de nicho.
Se você ainda está lutando para manter e-mails regulares ou ter ideias sobre o que enviar, você pode trabalhar com a equipe de serviços de marketing da WebSell para manter uma programação regular. Podemos configurar sua conta, projetar seus e-mails e enviar boletins informativos regulares para sua base de clientes. Entre em contato conosco para saber mais sobre nosso serviço de e-mail marketing.
6. Integre com o Instagram
O Instagram é um dos maiores aplicativos de mídia social que existem e mais e mais empresas estão presentes lá agora, incluindo nós !
O Instagram é melhor usado com fotos interessantes ou emocionantes que você publica quando seu público está online. Depois de construir seus seguidores no Instagram com alguns seguidores engajados, você deve explorar a transformação do Instagram em outra loja virtual.
Os varejistas WebSell podem conectar automaticamente seu inventário ao Instagram, transformando seu perfil social em uma extensão de sua loja virtual. Ao integrar sua loja online com o Instagram, você marca seus produtos em Posts ou Stories e cria uma jornada direta de suas postagens sociais até a loja virtual.
O varejista WebSell Sioux Shop configurou seu Instagram como outro destino de compras:
Ao configurar sua loja do Instagram, você terá acesso a vários novos recursos, incluindo postagens e histórias compráveis.
Conecte sua loja Insta ao WebSell para sincronizar produtos entre os dois e gerenciar todos os pedidos do WebSell.
7. Facilite as compras para seus clientes
Sua loja virtual é hiper-rápida e bem projetada? Se não, então você está perdendo clientes.
As taxas de conversão do site caem em média 4,42% a cada segundo adicional de tempo de carregamento. 70% dos consumidores também admitem que a velocidade da página afeta sua vontade de comprar de um varejista online. Se seus clientes estiverem esperando o carregamento do seu site, há uma grande chance de eles desistirem.
Ter um site hiper-rápido e bem projetado é a melhor maneira de satisfazer as demandas dos clientes e garantir que eles concluam o processo de checkout.
Os varejistas WebSell agora podem entregar suas lojas on-line hiper-rápidas com experiências de usuário intuitivas graças ao Next Gen E-commerce – o maior investimento que já fizemos em nossa experiência de webstore principal, oferecendo grandes atualizações tanto para a velocidade global do site quanto para a experiência do usuário.
Aqui está um exemplo de uma loja virtual da próxima geração com a Grampian Health Store .
8. Otimize para celular
Ao otimizar seu site para dispositivos móveis, você garante que os clientes tenham a mesma experiência de compra perfeita, independentemente de como escolheram comprar.
Para serem realmente otimizadas para dispositivos móveis, suas imagens precisam ser dimensionadas e apresentadas em um formato diferente para que seu site seja carregado rapidamente. Os designs da próxima geração são totalmente otimizados e fazem uso de desenvolvimentos que economizam mais tempo em todo o seu site para tornar o carregamento do site para dispositivos móveis muito rápido.
9. Comece a criar ótimos conteúdos
Todas as empresas de comércio eletrônico devem tentar trabalhar uma programação regular de blogs em seus negócios, se possível. Os blogs podem ajudá-lo a classificar melhor os principais termos de pesquisa e trazer mais clientes para sua loja como resultado.
Os blogs para empresas de comércio eletrônico são uma jogada de longo prazo para obter resultados, mas se você criar um ótimo conteúdo perene sobre seu setor ou produtos, poderá pagar dividendos ao longo do tempo.
10. Aproveite o conteúdo de seus clientes
O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é onde você aproveita o conteúdo criado por seus clientes e público para criar provas sociais para sua empresa. O UGC resulta em conversões na web 29% mais altas do que campanhas ou sites sem ele.
Como analisamos com as avaliações dos clientes , o UGC pode ser uma ótima maneira de convencer os clientes a comprar seus produtos. Você pode até incentivar seus clientes a criar UGC oferecendo códigos de desconto ou uma oferta especial.
Em seguida, republicar esse UGC em seus próprios canais, como redes sociais, e-mail ou até mesmo seu site, pode ajudar a aumentar as taxas de conversão dos visitantes do site.
Leia mais: Como aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário para aumentar as vendas
Comece a comercializar sua loja online agora
O marketing pode ajudá-lo a encontrar seu público, onde quer que ele esteja. As táticas acima são um bom ponto de partida e farão com que você ganhe mais clientes e melhore o valor médio do seu pedido em pouco tempo.
Esperamos que o guia acima o ajude a atingir seus objetivos em 2022. Se você precisar de ajuda para divulgar sua loja, nossa equipe de marketing digital está sempre aqui para ajudar.
Gabriel Lafetá Rabelo
Especialista em marketing digital, SEO, redes sociais.