Como aumentar as vendas com uma boa fotografia de produtos

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Uma boa fotografia de produto pode ser a diferença para atrair um visitante ao seu site e obter um cliente pagante. Suas fotos de produtos têm um impacto significativo na conversão de tráfego em vendas.

O conteúdo do site e as descrições dos produtos permanecem tão cruciais como sempre para o SEO orgânico , mas você precisa acompanhá-los com imagens de produtos atraentes para realmente aumentar as vendas.

Este post analisará por que a fotografia de produtos é tão importante e fornecerá dicas reais que você pode colocar em prática para melhorar o visual do seu produto e se destacar de seus concorrentes.

Por que a fotografia de produtos é tão essencial?

Você sabia?

  • As pessoas retêm 80% do que veem
  • Conteúdo com recursos visuais obtém mais 94% mais visualizações totais
  • 90% das informações enviadas ao cérebro são visuais

É um mundo de primeiro visual agora com a ascensão do comércio social e plataformas como Instagram e TikTok, alimentadas pelo uso da Geração Z. No mundo do comércio eletrônico, a fotografia de produtos é a maneira mais rápida de comunicar o que você vende ao seu público.

Gastar tempo e recursos na fotografia do seu produto é importante porque:

  • A primeira coisa que um comprador geralmente vê são as fotos do seu produto
  • Mostrar imagens únicas e diferentes permite que sua empresa se destaque da multidão
  • Uma boa fotografia de produto reduz os retornos porque ajuda a definir as expectativas do cliente
  • Uma variedade de fotos de produtos melhora suas chances de ser encontrado nas mídias sociais ou nos mecanismos de pesquisa
  • A fotografia do seu produto ajudará suas descrições a contar a história do item

Agora que você sabe o que a fotografia de produto pode fazer por você, vamos falar sobre como melhorar a sua. Mas primeiro, uma nota rápida sobre o que não fazer.

O que não fazer

A pior coisa para um cliente é ver um espaço reservado cinza “nenhuma imagem disponível” onde a imagem do produto deveria estar. Não ter imagem terá um enorme impacto nas conversões. Quase todos os clientes simplesmente não comprarão se não puderem ver o produto.

Se você quiser realmente aumentar as vendas, qualquer imagem antiga não servirá. Para aproveitar ao máximo suas páginas e listagens de produtos, siga nosso guia abaixo.

Práticas recomendadas para uma melhor fotografia de produtos

1. Use fotos de alta qualidade

Todas as suas imagens devem ser consistentemente de alta qualidade e totalmente otimizadas para exibição em seu site. Imagens borradas ou escuras não são adequadas para exibição em um site.

Se houver diferença de qualidade entre suas imagens, os clientes terão uma experiência desarticulada ao navegar em seu site. Se alguns produtos tiverem imagens de qualidade inferior, isso pode dissuadir os clientes de comprar. Não importa o item, todas as imagens do seu produto devem ter uma qualidade comparável.

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2. Forneça várias visualizações e zoom

Ao fazer compras on-line, os clientes desejam o máximo de detalhes e informações possíveis. Mostrar seus produtos de diferentes ângulos e dar a opção de ampliar as imagens realmente ajudará os clientes.

O uso de fotos dos fornecedores/fabricantes deve fornecer ângulos e fotos suficientes para mostrar cada lado do produto. Você está tentando recriar a experiência na loja onde eles normalmente seriam capazes de pegar o produto e girá-lo para ver todos os ângulos. Isso é importante para um cliente ao comprar, portanto, dê a ele a liberdade de vê-lo de todos os ângulos.

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3. Considere a fotografia de estilo de vida

A fotografia de estilo de vida faz maravilhas, pois traz sensibilidade à compra, permitindo que o cliente imagine como usará o produto. As descrições do seu produto geralmente descrevem a situação em que o produto será usado e falam sobre os benefícios sobre os recursos. A fotografia do seu produto deve tentar mostrar esse estilo de vida e adicionar o elemento humano.

Você está tentando persuadir os clientes a comprar sem ver na vida real, então mostrar esse estilo de vida pode fazer uma grande diferença.

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4. Seja consistente

O que quer que você decida fazer com a fotografia do seu produto, torne-o consistente. Suas imagens principais devem mostrar exatamente o que é o produto, e se você conseguir mantê-las todas uniformes e do mesmo ângulo, o cliente ficará feliz.

Dessa forma, suas páginas de categorias de produtos se tornarão muito úteis para o cliente navegar, pois eles obtêm a imagem completa de cada produto lado a lado. Ter todas as suas imagens aparecendo no mesmo fundo branco fica ótimo nessas páginas.

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5. Atualize suas imagens

Você também deve manter as imagens de seus produtos atualizadas para ajudar os clientes. Se um produto mudou sua aparência ou embalagem, você deve atualizar seu site e informar os clientes.

Você não quer um cliente desapontado porque a imagem não é representativa do produto. Portanto, ajude-os e ao seu negócio, e mantenha tudo atualizado.

Posso tirar boas fotos de produtos com orçamento limitado?

As câmeras digitais tiram fotos mais atraentes do que os smartphones e não há dúvida sobre isso. No entanto, as câmeras dos smartphones estão melhorando a cada ano e alguns telefones já ultrapassam 15 milhões de pixels. Portanto, é bem possível tirar fotos de qualidade profissional com um smartphone, mas é importante tirar essas fotos na frente de um fundo adequado e com iluminação suficiente.

Aqui estão algumas dicas rápidas se você estiver tirando suas próprias fotos:

  • Atire em um fundo branco
  • Não use filtros
  • Verifique suas fotos em um computador primeiro
  • Apenas um tipo de luz para cada imagem (natural ou artificial)
  • Atire em muitos ângulos diferentes
  • Edite suas imagens depois de tirá-las

Se você decidir tirar fotos de seus produtos com seu smartphone, o orçamento total que você precisa pode facilmente chegar a menos de US$ 60, com apenas um fundo branco (média de US$ 20) e dois pontos de luz (média de US$ 30) necessários.

Conclusão

A fotografia de produtos oferece uma excelente oportunidade de mostrar seus produtos da melhor maneira possível. Sua fotografia e cópia devem trabalhar juntas para aumentar as conversões.

Ao seguir este guia, você terá melhores recursos visuais e melhores vendas em pouco tempo. Para o e-commerce, as imagens dos produtos são essenciais. Geralmente, é a primeira coisa que um cliente em potencial vê ao interagir com sua empresa, por isso é importante acertar.