O guia completo de conteúdo gerado pelo usuário para o crescimento do comércio eletrônico

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O comportamento do consumidor está sempre evoluindo . Com o surgimento de uma nova geração de compradores , mais clientes optam por comprar com marcas em que confiam. Como sua empresa promove essa confiança é fundamental para conquistar novos clientes. Em vez de ouvir diretamente de uma empresa sobre como eles são confiáveis, queremos ouvir pessoas reais em situações reais. O primeiro é chamado de marketing, o último é chamado de prova social ou User-Generated Content (UGC para abreviar).

O marketing vem com um viés inerente, mas a prova social é autêntica, imparcial e muito mais valiosa. As empresas de comércio eletrônico devem fazer todo o possível para capturar momentos em que pessoas reais falam sobre seus negócios com o UGC.

Então, o que é CGU? Como isso beneficia o comércio eletrônico? E o que você pode fazer para aproveitar o UGC de seus clientes?

O que é conteúdo gerado pelo usuário?

O conteúdo gerado pelo usuário é o conteúdo que seus clientes compartilharam com base em suas experiências, interações ou opiniões com sua empresa ou produto. Normalmente, assume a forma de postagens sociais com imagens ou vídeos ou avaliações em sites como Google, Trustpilot, etc.

O UGC cresceu em popularidade com o aumento do comércio social e dos canais de mídia social como Instagram e TikTok. UGC é o conteúdo realista, confiável e confiável gerado a partir das experiências do cliente. Esses são os valores que as empresas de comércio eletrônico devem se esforçar para alcançar com seu conteúdo.

O UGC desempenha um papel importante na experiência online de todos, do óbvio ao subliminar. Todo mundo está comercializando produtos hoje, seja intencional ou não; e como o Instagram surgiu como um canal de geração de receita , as marcas de comércio eletrônico precisam encontrar uma maneira de integrar o UGC à sua estratégia online atual.

Por que o UGC é importante?

Quase 80% dos compradores acreditam que o conteúdo gerado pelo usuário influencia suas decisões de compra.

O UGC está efetivamente permitindo que seus clientes promovam e comercializem seus produtos. Para empresas menores onde o marketing regular nem sempre é possível, o UGC pode ser inestimável.

O conteúdo criado por seus clientes também aumenta as vendas e a retenção de clientes .

A maioria dos profissionais de marketing concorda que o UGC ajuda as empresas a adicionar autenticidade ao seu site, além de construir a confiança do cliente quando eles acessam um site pela primeira vez.

O UGC também é uma maneira de apresentar visuais interessantes e diferentes ao seu site. Imagens de marca são boas, mas são uniformes, tendenciosas e inautênticas. O UGC adiciona um elemento de surpresa e autenticidade ao seu site que irá encantar os clientes. Ele adiciona um elemento da vida real ao seu negócio que é essencial ao se conectar com os clientes.

Uma das formas mais usadas de UGC, avaliações e classificações, permite que as empresas de comércio eletrônico obtenham conteúdo real que fala com seus produtos, preços, atendimento ao cliente, qualidade de entrega e muito mais.

Agora que você está atualizado sobre o que é o UGC e por que ele funciona, vamos ver algumas maneiras práticas de usar o UGC para expandir seus negócios.

1. Exiba fotos e vídeos de clientes em seu site de comércio eletrônico

Existem muitas maneiras de exibir conteúdo gerado pelo usuário em seu site de comércio eletrônico.

Uma das maneiras mais intuitivas de mostrar automaticamente o UGC relevante em seu site é adicionar um mural do Instagram ao seu site que extrai uma imagem de uma conta ou hashtag específica do Instagram.

Aqui está o varejista da WebSell Palmetto Speed ​​Shop com um mural do Instagram em sua loja virtual que mostra uma seleção das últimas postagens compartilhadas com sua hashtag específica do UGC #palmettospeedshop.

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Esse tipo de UGC é muito eficaz para aumentar as taxas de conversão, pois os clientes podem ver os produtos em situações da vida real.

Se você está vendendo móveis ou decoração, imagens como essa podem ajudar a responder perguntas como:

  • Qual o tamanho deste item?
  • Como é a cor na luz real?
  • Qual é a aparência deste item ao lado de outros itens?

Ao implementar seu UGC exclusivo, a Palmetto Speed ​​Shop conseguiu aumentar as taxas de conversão em 27%.

2. Promova avaliações e classificações de clientes reais

As avaliações e classificações de clientes são algumas das formas mais antigas e valiosas de UGC. Comentários de pessoas reais dão credibilidade real ao seu negócio aos olhos dos clientes.

As avaliações fornecem insights qualitativos sobre sua marca, produtos, serviços e muito mais de pessoas reais. É a prova social definitiva para empresas de comércio eletrônico. Você pode então pegar essas avaliações (boas e ruins) e exibi-las em seu site.

Aqui está um exemplo do Boards Direct :

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3. Capacite seus clientes a contar suas histórias

Os clientes contarão suas histórias sobre sua marca, seus produtos ou seus serviços se você der a eles as ferramentas e a plataforma para fazer isso. Seja um fórum, pesquisa ou área de comentários/revisão. Não há desvantagem em interagir com seus clientes.

Embora eles possam interagir negativamente com sua empresa, o conteúdo gerado pelo usuário cria uma relação ganha-ganha entre a marca e o cliente. Você pode até pedir aos seus clientes a opinião deles sobre o futuro do seu produto, e devolver esse nível de controle aos seus clientes permitirá que você crie defensores da marca.

Campanha de exemplo: campanha “Do-us-a-flavor” do Lay

Em 2006, a Lay’s procurava novos sabores para seus chips. Eles pediram que as pessoas enviassem ideias para um novo sabor de chip em seu site, com o vencedor recebendo US$ 1 milhão. Em 2014, eles repetiram a mesma campanha usando o Twitter e em 2016 usando o Snapchat. A campanha claramente funcionou para a Lay’s, pois eles voltaram a ela 3 vezes!

Quando você cria uma campanha de UGC eficaz que recompensa o envolvimento do cliente com sua marca, você começará a ver esses compradores se transformarem em defensores leais da marca.

4. Aproveite o UGC visual do Instagram

Se você vai incentivar seus clientes a se envolverem com você como marca, eles precisam ver que você está ativo na plataforma que eles estão usando. Para a maioria das empresas, o Instagram será a melhor plataforma para interagir com seus clientes e, se você estiver postando conteúdo regularmente nesse canal, incentivará seus clientes a fazer o mesmo. E se eles estiverem cientes de sua presença, eles podem marcar você ou postar com uma hashtag relacionada ao seu negócio.

Em 2022, mais de 2 bilhões de pessoas estão ativas no Instagram todos os meses, e o canal de mídia social também não mostra sinais de desaceleração. Permanecer ativo no Instagram também pode desenvolver uma cultura para o seu negócio que existe fora dos muros da sua loja física. Ao associar seus produtos a situações da vida real, sua marca pode penetrar na vida de seus clientes, criando fidelidade e confiança à marca.

Exemplo de campanha: #WhiteCupContest da Starbucks

Em abril de 2014, a Starbucks iniciou a hashtag #WhiteCupContest no Instagram e pediu a seus clientes que enviassem seu copo de arte rabiscado, com a chance de ganhar um vale-presente de US$ 300 e seu próprio design imortalizado no copo em uma edição limitada. Agora se tornou uma tradição todos os anos e durante as festas de fim de ano, a Starbucks incentiva seus clientes a serem criativos com os famosos copos.

Você sabia que as lojas WebSell podem se comunicar diretamente com o Instagram para garantir que os produtos nas postagens sejam marcados, o que significa que os clientes podem comprar diretamente da sua conta do Instagram?

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5. Incentive seus clientes a criar e enviar conteúdo gerado pelo usuário

É muito mais provável que compartilhemos, comentemos e curtamos vídeos em vez de textos básicos de conteúdo, portanto, se houver uma oportunidade de tentar fazer vídeos sobre seus produtos, aproveite.

O poder do vídeo é inquestionável e se torna ainda mais forte se for gerado diretamente por seus usuários. Uma das maneiras mais populares pelas quais as pessoas se envolvem com produtos por meio de vídeo é por meio de vídeos de unboxing ou de revisão de produtos. Uma criança está até ganhando mais de US $ 20 milhões por ano para abrir e brincar com brinquedos! Portanto, pode significar um grande negócio não apenas para você, mas também para seus clientes.

Um dos principais atrativos para a revisão de produtos e vídeos de unboxing para uma empresa é o fato de o cliente descobrir os benefícios do produto em tempo real e em um ambiente da vida real. Outros clientes podem então mergulhar na experiência que seu produto oferece, que é mais do que uma simples lista de produtos ou revisão baseada em texto pode oferecer.

Está comprovado que também aumenta as taxas de conversão e aumenta a fidelidade à marca, pois as pessoas confiam mais nas avaliações e avaliações de colegas do que nas avaliações e avaliações dadas por profissionais.

Empacotando

O UGC geralmente é bom para sua marca se for bem gerenciado, mas você também precisa manter um princípio central dessa natureza de envolvimento do cliente: você não pode controlar o UGC.

Seus usuários podem deixar comentários negativos em qualquer meio, então você precisa ter um recurso dedicado à moderação e monitoramento. De redes sociais a fóruns e blogs, as interações negativas precisam de uma resposta rápida para mitigar e desescalar a situação.

Mas não tema a negatividade. Mesmo as avaliações negativas podem ter um impacto positivo na sua marca. Eles humanizam o seu negócio e mostram que você não vai adoçar tudo. Comentários negativos mostram uma honestidade do seu negócio.